Dia da Mulher

Pioneirismos e conquistas das mulheres na Higiene Ocupacional

Jadson Viana

Téc. Higienista Ocupacional Certificado ABHO THOC-0054 | Consultor em Higiene Ocupacional

Published Mar 7, 2019

O mês que é celebrado o Dia Internacional da Mulher começou e no último Encontro o GTHO/SP fez uma singela homenagem a algumas personagens que fizeram parte da história da HO no Brasil e no mundo.

Destacamos três mulheres: A primeira delas, a americana Alice Hamilton, foi a primeira mulher professora na Harvard Medical School e a primeira a receber o prêmio Lasker Award em saúde pública. Herdou da mãe a indignação com os mais pobres e a injustiça social. Durante seu trabalho, percebeu as péssimas condições laborais dos imigrantes nos EUA. Assim começou a se preocupar com a Saúde do Trabalhador. Por esse motivo é considerada a pioneira da Medicina Ocupacional na América, assim como a primeira pessoa no continente a tratar sobre Toxicologia Ocupacional. Sem dúvida, os prevencionistas devem muito a ela. Fonte: Revista ABHO por Berenice G., e bibliografia de Alice Hamilon - La Facultad de Ciencia y Tecnología (ZTF-FCT).

Outra personagem importante para a Higiene Ocupacional no Brasil e no mundo, dessa vez brasileira, é Berenice Goelzer. Engenheira formada na década de 60 pela UFRS, com mestrado e pós-graduação em Higiene Ocupacional nos Estados Unidos, trabalhou por 25 anos no Escritório de Saúde Ocupacional da Organização Mundial da Saúde, em Genebra. Lá foi responsável pela área de Higiene Ocupacional, o que lhe trouxe experiências valiosas pelo seu contato com a realidade laboral em diversos países. Um de seus maiores orgulhos em sua trajetória foi ter sido responsável pelo documento "O desenvolvimento da Higiene Ocupacional na Europa", que levou a um consenso quanto ao perfil do higienista ocupacional e aos requisitos para formação nesta especialidade no continente europeu.

Faz questão de frisar que sua vida profissional iniciou no Brasil, onde deu aulas de HO no Curso de Engenharia da UFRGS e foi a 1ª chefe da Divisão de HO da Fundacentro (SP).

Atualmente, a higienista está aposentada da OMS, mas mantém-se como editora da Newsletter da IOHA (Associação Internacional de Higiene Ocupacional), consultora e palestrante em diversos eventos e cursos da área. "Hoje faço somente coisas que eu acho que valem a pena, que eu gosto de fazer", comemora. (Fonte: Revista Proteção)

Outra mulher com uma história impressionante, e também brasileira, é a Jandira Dantas Machado. Nasceu em Rosário do Catete, Sergipe, em dezembro de 1931. Considerada a primeira médica do trabalho no Norte-Nordeste, foi uma das precursoras no desenvolvimento da área de segurança e saúde do trabalho no Brasil. Inaugurou o curso Técnico de SST em Pernambuco, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco, CEFET-PE. Além de Médica do trabalho, é Higienista Ocupacional Certificada pela ABHO, Representante regional da ABHO em PE/PB.

Recebeu o Prêmio Destaque 2003, homenagem da Revista Cipa, Comenda SST da Animaseg e no ano passado ganhou uma homenagem da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais, passando para a categoria de Membro Honorário da ABHO.

Abaixo algumas pessoas que contribuem e contribuíram para a evolução da Higiene Ocupacional no Brasil.

Começando com a primeira de cima, à esquerda:

Valdenise Aparecida de Souza (Vice-presidente de Relações Públicas);

Tayra Guiscafré Zaccaro (Vice-presidente de Relações Internacionais);

Janaina Pessoa Oliveira (Vice-Presidente de Estudos e Pesquisas 2015-2018);

Maria Margarida T. M. Lima (Membro-Fundadora da ABHO);

Maria Cleide Sanches Oshiro (Membro-Fundadora da ABHO);

Ana Marcelina Juliani (Comitê de Admissão da ABHO);

Irene Saad (Membro-Fundadora da ABHO)

Maria Claudia de C. Costa Dominguite (Membro-Fundadora da ABHO)

Incluímos também todo o trabalho e dedicação das secretárias Cassia Dantas e Raquel Paixão que há anos se dedicam na sede da ABHO, desempenhando um ótimo trabalho. E, claro, a todas as mulheres que lutam no dia-a-dia, na sua empresa, que lutam em prol da saúde dos trabalhadores do Brasil.

PARABÉNS PELO SEU DIA!